RECONHECIMENTO DE PADRÕES


Vídeo

Este projeto de Fernando Velázquez é composto por doze televisões que exibem de maneira sincronizada imagens de florestas capturadas com um drone. Ao passar perto dessas televisões, o observador causa um ruído na imagem, que acompanha sua movimentação através das TVs.

Desenvolvi a lógica que controla o trabalho composto por seis computadores ligados em rede e uma câmera de profundidade que detecta a presença dos visitantantes. Após um primeiro setup o sistema se tornava autônomo, bastando apenas ser ligado à energia.

DISPOSITIVO DE REFLEXÃO PSICOMORFÔNICA


Para este projeto de Guilherme Cunha eu desenvolvi um software que transforma os dados da leitura de padrões cerebrais em áudio através de sensores: quanto mais ativos os pensamentos, mais agudos os sons.

Estas frequências eram distribuídas em seis alto falantes de acordo com as diferentes regiões do cérebro e eram transmitidos para fora do espaço expositivo, como antenas que irradiavam o som para a cidade.


PULSAR


Vídeo

Há anos Luiz duVa desenvolve uma extensa pesquisa com luzes estroboscópicas em diferentes velocidades, causando efeitos óticos com os batimentos.

Para uma versão em grande escala desse projeto, realizada no Museu de Arte do Rio, eu desenvolvi um software que permite ao artista controlar diversos equipamentos de iluminação ao mesmo tempo através do som gerado por tijelas de cristal, tocadas durante a performance.

CARACOL


Instagram

Desenvolvida pelo estúdio Sometimes Always, a identidade visual do bar Caracol é um sistema composto por uma série de formas e cores e suas possíveis combinações.

Fui convidado pelo estúdio para criar um software de uso simples que gera estas variações de maneira automática e aleatória, criando imagens únicas entre bilhões de possibilidades. Estas imagens são usadas para a comunicação digital dos diversos eventos do espaço.