MATHEUS LESTON / Live / Instalações / Arte / Iluminação / Programação / Música / Áudio

ORQUESTRA VERMELHA


Making of / Facebook / Instagram

A Orquestra Vermelha é formada por mim e uma banda de sombras. Sombras de outros músicos que não estão no palco.

Quatro telas de led exibem as silhuetas dos integrantes em tamanho real, como se estivessem presentes. Esses vídeos são controlados ao vivo por mim, o único integrante no palco. Na contra luz, eu me torno mais uma sombra.

Com Gustavo Boni, Sam Tiago, Mauricio Orsolini, Richard Fermino, Eddu Ferreira e Paulo Braga.

Filmagens por Danila Bustamante, direção de fotografia de Felipe Hermini, gravações por Gabriel Bueno e mixagem de Luis Lopes (Estúdio C4).

MENOS


Vídeo

Menos é um estudo sobre a perfeita sincronia entre som e imagem. Para isso, ao invés de fazer uso de ferramentas de análise de áudio, os próprios dados numéricos que representam as ondas sonoras são utilizados como valores de luminosidade e exibidos em um gride de 16 barras de led. Não é uma representação ou uma interpretação visual do áudio, mas sim uma transformação direta entre os dados, possível através de uma linguagem digital.

Através de um algorítmo eu gerei um banco de sons que foram ordenados e tratados de forma a construir estruturas abertas. O grid luminoso responde a esses sons de forma automática, mesmo em momentos de livre improvisação.



Vídeo

Neste projeto, minha primeira pesquisa sobre a relação entre ao vivo e pré gravado, eu utilizo técnicas de live looping para criar ao vivo bases musicais utilizando guitarra, baixo, teclado e o computador, camada a camada.

Cantores e instrumentistas foram gravados e participam através de duas grandes telas de projeção. Enquanto a base é construída ao vivo, os solistas são playback. 

Com Arrigo Barnabé, Romulo Fróes, Eddu Ferreira e Mauricio Orsolini.
Meu email é

EU@MATHEUSLESTON.COM

e meu telefone é

+55 (11) 99517 6201