ILHA


DOIS DUETOS

Ilha: dois duetos (nome provisório) é uma instalação sonora site specific, desenvolvida para o espaço da biblioteca do Sesc Avenida Paulista.

Dois pianos de cauda serão posicionados no centro da sala, um de frente ao outro, com seus teclados quase se encontrando. Pilhas de livros em seus pés fazem com que eles não fiquem retos, mas sim inclinados, tanto em relação à sala quanto um ao outro, sugerindo uma nova topografia para o espaço ortogonal.

Sob os pianos, duas caixas de som, computador e todos os equipamentos e cabos necessários para o funcionamento da instalação.



Estes pianos não são comuns, mas sim Disklaviers, versões contemporâneas de pianolas. São controlados por computador e tocam de maneira independente. Neste projeto eles são entendidos como uma possibilidade de discutir e causar um curto-circuito no que entendemos como música eletrônica: embora seu controle seja feito através de um protocolo típico de equipamentos como sintetizadores e drum machines, a produção do som é completamente acústica, com as teclas e martelos se movendo de forma autônoma.

Para enfatizar essa relação entre a música eletrônica e acústica, duas caixas de som irão tocar sons sintetizados que dialogam diretamente com o que é produzido pelos pianos, se transformando em sincronia.